Restaurar Backup pelo Portal RMM (Backup Restore)
Neste manual vamos demonstrar como restaurar um backup pelo portal RMM.
Índice:
Etapa 1: Restaurando o backup
- Em seu navegador acesse o painel admin de backup e efetue o login com seu e-mail e senha.
- Assim que logado, clique no item RMM do menu, e em Remote Management.
- Aqui serão listadas suas instâncias, bem como seu SO, conta vinculada, versão, status (offline/online) e utilização de recursos da máquina.
- Clique no nome (item "Computer Name") da instância, e no menu aberto, clique em Create Plan para criar um novo plano de backup.
- Selecione Files na categoria Restore do menu dropdown para criar um plano de restauração.
- Você então será redirecionado para a página de criação de plano de restauração, e contará com as seguintes opções de configuração:
- Nome do Plano
- Tipo de Restauração
- Fonte da Restauração
- Destino
- Opções de Compressão e Criptografia
- Notificação
- Em Plan Name, por padrão, estará selecionada a opção Run restore once, que fará com que o plano de restore execute de imediato, contudo, é possível também selecionar a opção Save restore plan para agendamento, definindo então o nome do plano de restore.
- Em Restore Type, por padrão, estará selecionada a opção Latest version para restaurar a última versão dos arquivos selecionados, é possível selecionar também
- Point in time (para restaurar o estado dos arquivos selecionados a partir de um período específico);
- Modification period (por período de modificação);
- Backup period (por período de backup);
- Manually(selecionar os arquivos e suas respectivas versões manualmente).
- O campo Restore Source é destinado à seleção da origem dos arquivos que você deseja restaurar.
- O campo Destination é designado a determinar o destino do restore dos arquivos. Você conta com a opção de restauração para o local original em Restore to original location, determinar um local específico em Restore to specific location, e entre outras.
- Nos menus você conta ainda com opções de compressão e criptografia em Compression and Encryption Options, este campo é destinado a decriptografia dos arquivos criptografados do backup que está sendo restaurado.
- Por último mas não menos importante temos as configurações de notificação em Notification, este campo é destinado a determinar se, ao finalizar o processo de restauração, você será notificado da conclusão (e, se sim, em que situação).
- Feito isso, basta salvar suas configurações clicando em Save.
- Após salvas as configurações, seu plano de restauração estará em execução (ou será agendado conforme sua configuração).
- Por fim, o plano de restauração constará como concluído no painel.