/
Backup Full, Incremental e Block-Level

Backup Full, Incremental e Block-Level

Sumário


Full

O primeiro backup é sempre um backup full. Um backup full é um backup completo dos dados marcados no plano em backup source.
Depois de rodar um backup full, os dados selecionados serão enviados para o object storage. Como sempre rodar backups completos é ineficiente (por ocupar muito espaço em disco e tomar muito tempo de execução), aplicamos backups incrementais.

Incremental

Um backup incremental é um tipo de backup que copia apenas dados que foram modificados a partir do último backup. Diferente do backup full, onde é feito backup de todos os dados por execução, o backup incremental lhe permite executar um backup completo só de vez em quando. Todo próximo backup incluirá integralmente apenas os arquivos modificados desde o backup mais recente.

Block-Level

Um backup block-level é uma feature do backup incremental que permite fazer o upload apenas das partes modificadas dos arquivos, ao invés do arquivo inteiro.
Para que isto ocorra, o block-level utiliza da tecnologia de snapshot (VSS).



Softwares de backup block-level leem dados nos blocos de mesmo tamanho. Novos blocos são diferenciados dos antigos por hashes. O software calcula estas hashes separadamente para cada bloco e então as compara com seus valores anteriores. Se há uma diferença, o bloco será upado para o storage.

Nota

Note que a feature de block-level aplica-se apenas para arquivos maiores que 1 Mb por conta de limitações de tamanho de bloco.


Benefícios do backup block-level:

  • Operações de upload demandam menos tempo. Já que o backup block-level tem menos alterações para fazer o upload, leva-se muito menos tempo.
  • Ocupa menos espaço no storage.
  • Menos impacto na performance da máquina. Backup block-level é sempre feito tirando-se uma snapshot do volume. Os dados são lidos daquela snapshot, que permite que o load seja diminuído nos discos que possuem os dados.

Desvantagens do backup block-level:

  • É possível que o tempo de restore seja maior. Para fazer o restore de um único arquivo, o software tem de checar todos os blocos daquele arquivo, do backup full inicial, e então reconstruí-lo usando essa informação.
  • A garantia de consistência dos dados é menor. Para que o restore block-level seja feito, você precisa que todos os blocos mantenham-se no lugar. Se por acaso blocos tornarem-se inconsistentes, você não poderá realizar o recover.

Importante: Recomendamos que backups full sejam executados de vez em quando. Isso começará uma nova sequência de backup, tendo assim upload mais rápido de backups e de recover mais fácil.

Possui suporte para:

  • File-Level backup
  • Image-Based backup
  • MS Exchange backup
  • VMware e Hyper-V backup


Próximos passos: