Custos Cloud

Custos CLOUD


Ao criar sua conta na 4BDigital e iniciar a utilização de recursos os seguintes recursos são cobrados conforme consta em nosso site.

Iniciando o uso da cloud verifique com atenção os recursos que estão sendo utilizados, o cliente pode acompanhar e gerenciar em tempo real as informações de consumo em nosso portal da cloud, por meio de gráficos, indicadores e relatórios disponíveis, além de poder usufruir de outros serviços que disponibilizamos em nosso marketplace.


Ofertas de Computação


Todas as instâncias criadas na 4BDigital devem ter uma oferta de computação associada. Os custos dos templates também são computados para cada instância criada. 

 Oferta Customizada

Quando uma oferta customizada é escolhida, o cliente definirá o número de vCPUs, velocidade da CPU e quantidade de RAM. As ofertas customizadas podem ter até 60% de acréscimo em seu valor em comparação com as ofertas pré-definidas.

 Ofertas pré-definidas

Essas ofertas são modelos prontos que vem com configurações pré-definidas e ficam expostos no site para consulta (por exemplo, 2 vCPUs com 2 GB de RAM codificados na oferta).


 Template Gerenciado

Um template é uma imagem de disco virtual que inclui um de uma variedade de sistemas operacionais, software adicional opcional, como aplicativos de escritório, e configurações como controle de acesso para determinar quem pode usar o template.

 Template Windows

O template windows vem com o licenciamento da Microsoft, sendo assim é bilhetado um valor em cima disso em suas ISOs, já que a 4BDigital tem parceria com a microsoft para ter esses licenciamentos.

 Template Customizado

O template customizado pode ser criado a partir de um volume/snapshot do disco ROOT de máquina da cloud 

Arquitetura multicloud.Rede


O cliente pode criar uma rede Isolada  em nossa cloud sem qualquer custo, os custos envolvidos em uma oferta de rede estão na utilização do IP público, encaminhamento de porta e load balance, de redes VPC, de VPN s2c, de tráfego de saída.


 Rede Isolada

Fornece uma única rede onde o isolamento de convidado pode ser fornecido pela camada 3, como grupos de segurança (filtragem de origem de endereço IP).

 IP

É cobrado por hora a partir do momento que uma nova instância é adicionada a uma Rede Isolada/VPC. Não é possível adicionar uma instância sem um IP público atrelado a ela.

 Tráfego e Franquia

Todo cliente possui uma franquia de tráfego de saída por conta de 5 TB, após isso começa a ser cobrado por GB conforme a tabela de preços em nosso site. 

O preço contabilizado durante o mês na fatura do cliente relacionado ao tráfego de saída (OUT) é descontado os 5TB da franquia, para o tráfico de entrada (IN) o valor será zerado na fatura.

*O tráfego de entrada (IN) é gratuito.

 VPC

Uma VPC pode ter sua própria topologia de rede virtual que se assemelha a uma rede física tradicional. Você pode iniciar VMs na rede virtual que podem ter endereços privados no intervalo de sua escolha. Você pode definir níveis de rede dentro do intervalo de rede VPC, o que, por sua vez, permite agrupar tipos semelhantes de instâncias com base no intervalo de endereços IP.

 VPN Site-to-Client

Se a rede do convidado for instanciada a partir de uma oferta de rede que oferece o serviço VPN de acesso remoto, o roteador virtual (com base na VM do sistema) é usado para fornecer o serviço. A 4BDigital fornece um serviço VPN de acesso remoto baseado em L2TP sobre IPsec para redes virtuais de hóspedes. Como cada rede obtém seu próprio roteador virtual, as VPNs não são compartilhadas pelas redes. Clientes VPN nativos para Windows, Mac OS X e iOS podem ser usados ​​para se conectar às redes de convidados. O proprietário da conta pode criar e gerenciar usuários para sua VPN. O banco de dados do usuário VPN é compartilhado por todas as VPNs criadas pelo proprietário da conta. Todos os usuários VPN têm acesso a todas as VPNs criadas pelo proprietário da conta.

 VPN Site-to-Site

VPNs site-to-site conectam redes inteiras entre si, por exemplo, conectando uma rede de filial a uma rede da sede da empresa. Em uma VPN site a site, os hosts não têm software cliente VPN; eles enviam e recebem tráfego TCP / IP normal por meio de um gateway VPN.

 Encaminhamento de portas

Em nosso portal é possível criar encaminhamento de portas (PORT FORWARDING) da rede privada (isolada ou VPC) para a rede pública da cloud. Cada regra criada tem seu custo individual.

Saiba mais

 Load Balance

Em nosso portal são disponibilizados os seguintes algoritmos:

  • Round-robin
  • Least connections
  • Source

Cada regra criada tem seu custo individual.

Saiba mais

Storage


A 4BDigital disponibiliza duas cotas de storage para os clientes, primário e secundário.

O storage primário é dedicado aos discos ROOT e DATA das máquinas virtuais da cloud, já os storages secundários são utilizados para snapshots de volume e VM.


 Disco adicional

Os discos ROOT são criados automaticamente quando uma máquina virtual é instânciada nos storages primários. Os custos do disco padrão da cloud já estão inclusos na oferta de computação contratada.

Os discos adicionais são cobrados por GB de acordo com os preços de cada Zona de disponibilidade. Esse valor se encaixa para discos DATA e para resizes dos discos ROOT.

 Snapshot volume

Neste caso é feito um snapshot apenas do disco selecionado, por exemplo, em um ambiente Windows é possível fazer um snapshot apenas da partição “C:/” ou apenas na partição “D:/”. Um ponto importante aqui é que este snapshot não pode ser restaurado no mesmo disco em que foi tirado, sendo que no momento da restauração é criado um novo disco com o estado do disco existente no snapshot

Os custos dos snapshots de volume são por GB/hora.

 Snapshot VM

Neste caso é feita um snapshot do estado atual da máquina, inclusive da memória RAM caso necessário. Este é o snapshot recomendado a ser feito antes de uma atualização ou grande alteração, pois em caso de problemas, pode-se facilmente voltar a VM para este momento no tempo, isto inclui se a máquina estava ligada e os processos em execução.

Os custos do snapshot de VM são por GB/hora.

 Revert Snapshot

Existem duas maneiras de se restaurar snapshots. Os usuários podem criar um volume a partir do snapshot. O volume pode então ser montado em uma VM e os arquivos recuperados conforme necessário. Como alternativa, um modelo pode ser criado a partir do snapshot de um disco raiz. O usuário pode então inicializar uma VM a partir deste modelo para efetuar a recuperação do disco raiz.



Arquitetura multicloud.Ferramentas adicionais


Para facilitar o uso do cliente cloud foram implementadas ferramentas adicionais que estão disponíveis assim que é criada uma nova conta.


 Agentador start/stop

É possível configurar uma tarefa diária ou semanal de start ou stop das máquinas da cloud. As cobranças da cloud para essa função são bilhetadas por tarefa realizada, ou seja, a cada ação de start ou stop é gerado um novo custo. 



Artigos relacionados: