Prometheus

Prometheus é um aplicativo de software livre usado para monitoramento e alerta de eventos, sendo uma ferramenta de monitoramento e alerta de sistemas de código aberto. O Prometheus é um software de código aberto que coleta métricas de alvos por meio da "raspagem" dos pontos de extremidade HTTP de métricas. Os "alvos" suportados incluem plataformas de infraestrutura, aplicativos e serviços. Juntamente com o serviço Alertmanager, o Prometheus é uma ferramenta flexível de coleta de métricas e alerta.

Software Incluído:

Prometheus - 2.42.0 Node Exporter - 1.5.0

Como começar após implantar o PROMETHEUS:

Permita as portas no firewall somente para acesso SSH (porta 22, com limitação de taxa), Prometheus na porta 9090 e node_exporter na porta 9100.

Você será desconectado da instância e exibido com a mensagem abaixo até que a instância seja implantada. NÃO FAÇA LOGIN NA INSTÂNCIA POR 2 MINUTOS APÓS A CRIAÇÃO.

Please wait until the installation is completed....Connection to $IPADDRESS closed.

Depois que o PROMETHEUS for implantado:

Você pode fazer login na instância como ubuntu usando a senha que você definiu quando criou a instância ou com uma chave SSH, se você adicionou uma durante a criação.

Você pode então mudar para o usuário root sem senha digitando o seguinte comando.

sudo su -

O Prometheus é configurado por meio de um arquivo de configuração que pode ser encontrado em /etc/prometheus/prometheus.yml na instância. Você pode adicionar e configurar quais alvos são raspados pelo Prometheus usando o arquivo de configuração. Depois de editar o arquivo de configuração, execute sudo systemctl reload prometheus.service para pegar as novas alterações.

sudo systemctl reload prometheus.service

Você pode visitar a interface do usuário do Prometheus em

http://IPADDRESS:9090

Por padrão, o Prometheus é configurado para monitorar a si mesmo e o node_exporter. Você pode adicionar mais alvos editando o arquivo de configuração localizado em /etc/prometheus/prometheus.yml na instância.

Produção:

Ao executar em produção, você deve garantir que o Prometheus não seja exposto ao público, mas sim apenas a alguns usuários protegidos por um proxy reverso/firewall.