Magento 2
O Magento é uma das melhores plataformas de comércio eletrônico. Seus criadores o desenvolveram usando tecnologia de código aberto. Isso oferece aos usuários a capacidade de controlar o visual, a funcionalidade e o conteúdo de sua loja online sem comprometer a experiência de compra. Além disso, o Magento oferece aos usuários uma variedade de ferramentas e recursos úteis, incluindo ferramentas de marketing, otimização para mecanismos de busca e gerenciamento de catálogos.
Software Incluído
Magento Open Source - 2.4.6
PHP - 8.1
Composer - 2.5.8
Elasticsearch - 7.17.10
Varnish - 6.4.0
Apache - 2.4.41
MySQL - 8.0.33
Certbot - 0.40.0
Redis - 5.0.7
Postfix - 3.4.13
Iniciando após a implantação do MAGENTO 2
Antes do processo de instalação, você precisará registrar uma conta e obter suas chaves de autenticação no Magento Marketplace.
Para obter sua chave pública e privada, siga as instruções em Como obter suas chaves de autenticação. Use a chave pública como seu nome de usuário e a chave privada como sua senha.
Permita apenas o acesso aos seguintes portas no firewall: SSH (porta 22, com limite de taxa), HTTP (porta 80) e HTTPS (porta 443). Conforme Como criar Regras de Firewall.
Defina a senha de root do MySQL, execute o comando abaixo
mysql_secure_installation
e crie um banco de dados e um usuário do MySQL para o Magento 2 com as permissões necessárias.
Ative o módulo de reescrita do Apache para que o recurso de links permanentes do Magento 2 funcione corretamente.
Ative e configure o Varnish (porta 80) para sua instância do Magento 2.
Você será desconectado da instância e verá a seguinte mensagem até que a instalação seja concluída. NÃO FAÇA LOGIN NA INSTÂNCIA POR 2 MINUTOS APÓS A CRIAÇÃO.
Please wait until the installation is completed.... Connection to $IPADDRESS closed.
Uma vez que o MAGENTO 2 é implantado :
Você pode fazer login na instância como usuário "ubuntu" usando a senha que você definiu ao criar a instância ou com uma chave SSH, caso tenha adicionado uma durante a criação.
Em seguida, você pode alternar o usuário para "root" sem precisar de uma senha, digitando o seguinte comando:
sudo su -
Quando você se conectar à sua instância MAGENTO 2 via SSH pela primeira vez, serão exibidas as senhas e você será solicitado a inserir um nome de domínio para continuar a configuração e proteger sua conexão. Você precisará de um domínio registrado configurado para sua instância.
To cancel setup, press Ctrl+C. This script will run again on your next login: Enter the domain name for your new Magento2 site: (ex. example.org or test.example.org) do not include www or http/s: Domain/Subdomain name:
Em seguida, você será solicitado a inserir os dados necessários para criar uma nova conta de administrador para o Magento 2.
Creating Magento admin login credentials. Enter your Email Address: Please enter your admin username. Username: Please enter your password. *Observação: A senha deve ter pelo menos 6 caracteres com um dígito e uma letra maiúscula. Password:
A próxima solicitação perguntará se você deseja usar SSL para o seu site através do Let's Encrypt.
Nota. Antes de usar SSL, seu nome de domínio deve ter um registro A adequado do endereço IP do servidor que precisa ser propagado pelo DNS, caso contrário, o Let's Encrypt não o validará.
Em seguida, você tem a opção de configurar o LetsEncrypt para garantir seu novo site. Antes de fazer isso, verifique se você apontou seu domínio ou subdomínio para o endereço IP deste servidor. Você também pode executar o LetsEncrypt certbot posteriormente com o comando 'certbot'. Would you like to use LetsEncrypt (certbot) to configure SSL(https) for your new site? (y/n):
Nota. Você não pode configurar o certificado SSL posteriormente apenas usando o comando 'certbot --apache' porque o Varnish usa a porta padrão 80. Caso deseje configurar o SSL após a instalação do Magento, execute o seguinte comando e insira o nome de domínio:
chmod +x /opt/ssl_config/ssl.sh && /opt/ssl_config/ssl.sh
Após a configuração do SSL, a instalação do Magento 2 será iniciada.
Downloading Magento 2...
Em seguida, você verá o processo de instalação do Magento 2, onde poderá optar por instalar os dados de exemplo ou não.
Would you like to install Magento 2 Sample Data? (y/n):
Após a instalação bem-sucedida, você verá a seguinte mensagem:
Installation complete. Access your new Magento site http://$DOMAIN/ in a browser to continue.
Para acessar o seu novo site Magento, use http://$DOMÍNIO/ em um navegador.
Para acessar a área de administração do Magento, use http://$DOMÍNIO/admin em um navegador e faça login usando o nome de usuário e a senha que você inseriu durante a configuração.
A senha do root do MySQL está armazenada em /root/.mysql_root_password.
Faça login no MySQL usando o comando:
mysql -u root -p <$password stored in the above file>
As informações do banco de dados do Magento 2 estão armazenadas em /root/.magento_database_details.
O diretório raiz da web é /var/www/html.
Substitua sua chave pública e privada no arquivo /var/www/.config/composer/auth.json para futuras instalações e atualizações.
Substitua: $PUBLIC_KEY pela sua chave pública $PRIVATE_KEY pela sua chave privada
Além disso, há algumas etapas personalizadas de configuração que recomendamos que você siga.
Criar um arquivo de host virtual do Apache para cada site mantém a configuração padrão como fallback, como pretendido, e facilita o gerenciamento de alterações ao hospedar vários sites.
Para fazer isso, você precisará criar duas coisas para cada domínio: um novo diretório em /var/www para o conteúdo desse domínio e um novo arquivo de host virtual em /etc/apache2/sites-available para a configuração desse domínio.
Configurar um certificado SSL permite o uso de HTTPS no servidor web, o que garante o tráfego entre o servidor e os clientes que se conectam a ele. O Certbot é uma maneira gratuita e automatizada de configurar certificados SSL em um servidor. Ele é incluído como parte do deployment do Magento 2 para facilitar a segurança do domínio.
Para usar o Certbot, você precisará de um nome de domínio registrado e dois registros DNS: Um registro A de um domínio (por exemplo, exemplo.com) para o endereço IP do servidor.
Um registro A de um domínio com o prefixo www (por exemplo, www.exemplo.com) para o endereço IP do servidor.
Além disso, se você estiver usando um arquivo de host virtual, certifique-se de que a diretiva de nome do servidor (ServerName) no bloco VirtualHost esteja configurada corretamente para o domínio.
Uma vez que os registros DNS e, opcionalmente, os arquivos de host virtual estejam configurados, você pode gerar o certificado SSL. Certifique-se de substituir o domínio no comando.
O tráfego HTTPS na porta 443 precisa ser permitido pelo firewall. Após configurar o HTTPS, você pode optar por negar o tráfego HTTP na porta 80.
Configurando o Postfix
Defina um nome de host válido usando o comando:
mysql -u root -p <$password stored in the above file>
Substitua $HOSTNAME por um nome de host válido e verifique se o nome de host possui um registro A adequado.
O endereço IP da instância deve ter um registro PTR adequado.
Configure o nome de host no arquivo de configuração do postfix em /etc/postfix/main.cf
Na seção abaixo, substitua $hostname pelo nome de host válido:
myhostname = $hostname
Reinicie o postfix usando o comando:
systemctl restart postfix
Após concluir a etapa acima, você pode verificar os emails de saída usando o comando:
echo "Postfix test" | mail -s "Subject" test@gmail.com
Inicialmente, os emails serão enviados para a pasta de SPAM. Como este é um IP NOVO, a reputação é desconhecida. Assim que a reputação for calculada com base nos emails recebidos e enviados, os emails serão entregues na CAIXA DE ENTRADA.