Modelos de SnapShot
Neste manual iremos demonstrar e explicar a respeito dos modelos de Snapshots disponibilizadas na 4BDigital.
índice
Etapa 1: Explicação
Existem 2 tipos de SnapShots suportados pela 4BDigital:
- Snapshot de VM: Neste caso é feita um snapshot do estado atual da máquina, inclusive da memória RAM caso necessário. Este é o snapshot recomendado a ser feito antes de uma atualização ou grande alteração, pois em caso de problemas, pode-se facilmente voltar a VM para este momento no tempo, isto inclui se a máquina estava ligada e os processos em execução.
- Snapshot de disco: Neste caso é feito um snapshot apenas do disco selecionado, por exemplo, em um ambiente Windows é possível fazer um snapshot apenas da partição “C:/” ou apenas na partição “D:/”. Um ponto importante aqui é que este snapshot não pode ser restaurado no mesmo disco em que foi tirado, sendo que no momento da restauração é criado um novo disco com o estado do disco existente no snapshot.
Recomendações
- Delete snapshots que não são mais necessários: VMs com muitos snapshots terão sua performance degrada, isto ocorre devido a quantidade de arquivos gerada nos snapshots para manter o estado da máquina ou disco.
- Delete snapshots antigos: Com o passar o tempo os arquivos gerados pelos snapshots vão ganhando tamanho, o que causa problemas de performance na VM ou disco.
- Nunca use snapshots com backup: Snapshots muito antigos podem levar muito tempo para serem restaurados devido as características do snapshot.
Nós da 4BDigital recomendamos fortemente a utilização de ferramentas de backup e não o uso de snapshots como backup, pois não garantimos snapshot como uma ferramenta de backup.
Etapa 2: Acessando sua conta
- Acesse sua conta pelo site da 4BDigital clicando no botão "Conecte-se" ou pelo link.
Etapa 3: Criando Snapshots
Snapshot de VM
Aviso
Não será possivel atachar e desatachar volumes de storage, caso a instância possua Snapshots.
É possível que a instância apresente um congelamento no momento do snapshot.
Acesse em Cloud > Instância e selecione a máquina que deseja realizar o snapshot (ela deve estar ligada). Dentro da máquina, selecione a opção "Instantâneos" para iniciar a configuração do snapshot.
- Clique em "Criar snapshot de VM"
- Dê um nome ao Snapshot. Selecione a opção Snapshot de Memória caso deseje realizar um Snapshot juntamente com o estado atual da memória.
Assim que finalizado, será exibido um pop-up como abaixo. Ao qual você possui as opções de Ação de Excluir e Reverter o Snapshot.
Também é possível efetuar todo esse processo no menu "Instantâneos de VM". Por lá você consegue verificar todos os Snapshots existentes, e manipulá-los.
Snapshot de Volume
Em Cloud > Snapshot de Volume, selecione Adicionar SnapShot de Volume.
Selecione o nome do Disco e de um nome ao snapshot.
Os disco podem ser vistos nos Detalhes de Volume de cada Instância ou em Cloud > Volume.
Assim que finalizado, será exibido uma lista como abaixo. Ao qual você possui as opções de Ação de Criar Volume, Criar Template, Excluir e Reverter o Snapshot.
Etapa 4: Revertendo Snapshots
- Caso queira voltar a estado de um Snapshot tirado.
Obs
Deve-se tomar muito cuidado no processo de reverter um SnapShot, para evitar quaisquer tipos de perca de dados.
SnapShot de VM
- Em Cloud > Instantâneos de VM, na coluna de Ação, clique no Ícone de Reverter.
- Clique em OK, e a VM em questão voltará ao estado do momento do Snapshot.
SnapShot de Volume
- Em Cloud > Snapshot de Volume, na coluna de Ação, clique no Ícone de Reverter.
- Confirme a ação em OK.
Próximos passos: