Veeam Backup & Replication

É possível configurar o Big File como Object Storage no Veeam Backup & Replication, e aproveitar os benefícios que o Big File oferece para você como:

  • Projetado para 99,999999999% de disponibilidade;
  • Escalabilidade, disponibilidade de dados, segurança e performance;
  • Todo tráfego de INPUT e OUTPUT é ilimitado não havendo cobrança alguma, você paga somente o custo do GB utilizado;
  • Facilidade de uso.

Neste passo a passo, vamos configurar o Scale-Out Backup Repository no Veeam Backup & Replication V10 - Enterprise, para mover os backups antigos (conforme política de retenção) para o Big File e dessa forma, liberando mais espaço nos storages on premise que possuem um custo mais elevado e mantendo somente os backups mais recentes localmente, caso seja necessário uma restauração mais rápida dos seus dados.

Obs.: O Scale-Out Backup Repository está disponível a partir da versão enterprise do Veeam.

Caso você queira saber mais sobre o Scale-Out Backup Repository, acesse a documentação oficial do Veeam neste link.

Como vamos tratar de backups, é muito importante analisar a estratégia dos backups que você está realizando atualmente na sua empresa, para que atenda a regra de backup 3-2-1, que consiste em:

  • Ter pelo menos três cópias dos seus dados;
  • Armazenar estas cópias em duas mídias diferentes;
  • Manter uma cópia de backup fora do site

Índice

Pré-requisitos


Antes de começar, valide os seguintes processos:



Etapa 1: Configurações no Big File



  1. O primeiro passo é acessar nosso portal do Big File com sua account, username e senha, para isso clique no link.
  2. Agora vamos criar um novo bucket, clicando sobre Add.
  3. Dê um nome ao bucket e selecione storage policy e clique em Create.
  4. Pronto, seu bucket foi criado com sucesso.
  5. Precisamos agora ter em mãos o (1) S3 Access Key e (2) S3 Secret Key. Estas informações serão solicitadas na configuração do repositório no Veeam e podem ser acessadas ao clicar sobre seu nome de usuário no canto direito superior da sua tela.

Etapa 2: Adicionando repositório compatível com S3


  1. No Veeam, o primeiro passo é adicionar um novo repositório compatível com S3.
  2. Clique em (1) Backup Infrastructure, clique com botão direito sobre (2) Backup Repositories e selecione Add backup repository.
  3. Clique em Object storage.
  4. Clique em S3 Compatible.
  5. Informe um nome para seu repositório e clique em Next.
  6. Na próxima tela, vamos inserir aquelas informações que pegamos no Big File, (1) Service point, informe o endereçohttps://bigfile02.brascloud.com.br, (2) Region BR e (3) vamos adicionar a S3Access Key/S3 Secret key, clicando em Add .
  7. Informe suas credenciais e clique em OK.
  8. Com as informações completas, clique em Next.
  9. Na tela abaixo, em Bucket vamos selecionar o bucket que criamos lá no Big File, no início deste passo a passo. Neste exemplo criamos o Bucket Veeam e vamos precisar criar uma pasta, clicando em Browse.
    1. Clique sobre o (1) bucket veeam, depois (2) New Folder e (3) informe um nome para pasta e clique em OK.
                                                                          
  10. Você pode definir uma quantidade de espaço limite no Big File para Veeam gerenciar se desejar ou deixar o Limit object storage consumption desmarcada e clique em Next.
  11. Confirme suas informações e clique em Finish.
  12. Pronto, seu repositório com o Big File foi configurado com sucesso.

Etapa 2: Configurando Scale-Out Backup Repository


  1. O próximo passo vamos adicionar um novo Scale-out backup repository para adicionar o repositório que criamos anteriormente com o Big File. 
  2. Clique em (1) Backup Infrastructure, (2) botão direito sobre Scale-out Repositories e Add scale-out backup repository.
  3. Informe o Nome para o Scale-out backup repository e clique em Next.
  4. Precisamos adicionar um repositório local no performance tier, e clique em Add.
  5. Selecione um repositório local, ele deverá estar criado e não estar sendo utilizado pelo Veeam para gravar outros jobs de backup e clique em OK.
  6. Com o repositório adicionado, clique em Next.
  7. Em placement policy, vamos selecionar data locality e clique em Next, dessa forma o Veeam gravará as cadeias de backup (full+incrementais) no mesmo repositório local, caso tivéssemos configurado mais de um na tela anterior.
  8. Agora vamos selecionar o (1) repositório que criamos com o Big File, (2) definir em após quantos dias as cadeias de backup serão copiadas para o Big File e (3) Override.

    Info

    Obs.: O Veeam só moverá cadeias de backups completas (full+incrementais). Caso você comece a fazer backups agora, ele moverá toda a primeira cadeia de backups para o Big File, somente a partir do próximo full backup criado.

  9. Aqui podemos definir para o Veeam mover as cadeias de backups antigas caso o performance tier (repositórios locais) atingir X% da sua capacidade, caso queira configurar, marque a caixa de seleção Move oldest backup, informe a porcentagem, clique em OK e quando retornar a tela Capacity Tier clique em Aplly.
  10. Verifique as informações  nesta última tela e clique em Finish.
  11. Pronto, o Scale-out backup repository está configurado e agora vamos configurar um job de backup para utilizar ele como repositório.

Etapa 3: Configurando um novo job de backup utilizando o Scale-out Backup Repository


  1. Agora vamos criar um novo job de backup para utilizar o scale-out backup repository que criamos com o Big File.
  2. Neste exemplo, vamos demonstrar como adicionar uma máquina física windows para fazer backup completo, porém você poderá escolher as outras opções conforme sua necessidade. (1) Clique em Home e (2) Botão direito em Backup - Windows computer.
  3. Informe um nome para seu novo job de backup e clique em Next.
  4. Selecione o tipo de job, neste exemplo vamos utilizar Server e Managed by backup server, clique em Next.
  5. Agora vamos informar qual servidor vamos fazer backup, clique em Add > Individual computer.
  6. Informe o (1) ip ou nome do host do computador que vamos fazer o backup e clique em (2) para adicionar as credenciais.
  7. Nesta tela precisamos informar as credenciais de administrador da máquina que será realizada o backup (máquina de origem) e clique em OK.
  8. Com as credenciais criadas e selecionada, clique em OK.
  9. Precisamos informar agora, qual tipo de backup vamos realizar. Neste caso vamos fazer de todo o computador (Entire computer) e clique em Next.
  10. Vamos selecionar agora o (1) Backup repository que criamos no passo anterior (Scale-out Backup Repository 2) e configure a (2) política de retenção conforme suas necessidades, podendo ser em dias ou restore points.
  11. Em guest processing, podemos deixar o padrão e clicar em Next.
  12. Agora vamos definir o agendamento deste backup, em qual horário e dias que ele vai rodar e clique em Apply.
  13. Confirme as informações nesta tela e clique em Finish.
  14. Pronto, seu job de backup está configurado com sucesso.

Etapa 4: Validando Backups


  1. Após o término de todas estas configurações, você deverá aguardar o Veeam criar a segunda cadeia de backup, sempre iniciando por um backup full, para então ele começar a mover as cadeias antigas para o Big File de acordo com as quantidades de dias que você configurou em Move backup files older than, na configuração do Scale-out Backup Repository.
  2. Quando o Veeam mover as cadeias de backups antigas pela primeira vez, você vai notar que em Home - Backups, irá aparecer Object Storage além de Disks.
  3. Na tela abaixo, podemos verificar clicando em (1) Object Storage, (2) clique com botão direito sobre o nome ou ip do host que está sendo feito backup e properties, que as cadeias de backups antigas foram movidas para Big File.
  4. A cadeia de backup mais recente está no repositório local. Clique em (1) Disk,  (2) clique com botão direito sobre o nome ou ip do host que está sendo feito backup e properties.
  5. Caso você queira baixar as cadeias de backup antigas do Big File para seu repositório local, clique em (1) Object Storage, (2) botão direito sobre o nome da tarefa de backup > properties e em Copy Path deverá clicar sobre o (3) This backup and its dependencies, para ele iniciar o download da cadeia de backup completa.

Próximos passos: