Veeam Backup & Replication
É possível configurar o Big File como Object Storage no Veeam Backup & Replication, e aproveitar os benefícios que o Big File oferece para você como:
- Projetado para 99,999999999% de disponibilidade;
- Escalabilidade, disponibilidade de dados, segurança e performance;
- Todo tráfego de INPUT e OUTPUT é ilimitado não havendo cobrança alguma, você paga somente o custo do GB utilizado;
- Facilidade de uso.
Neste passo a passo, vamos configurar o Scale-Out Backup Repository no Veeam Backup & Replication V10 - Enterprise, para mover os backups antigos (conforme política de retenção) para o Big File e dessa forma, liberando mais espaço nos storages on premise que possuem um custo mais elevado e mantendo somente os backups mais recentes localmente, caso seja necessário uma restauração mais rápida dos seus dados.
Obs.: O Scale-Out Backup Repository está disponível a partir da versão enterprise do Veeam.
Caso você queira saber mais sobre o Scale-Out Backup Repository, acesse a documentação oficial do Veeam neste link.
Como vamos tratar de backups, é muito importante analisar a estratégia dos backups que você está realizando atualmente na sua empresa, para que atenda a regra de backup 3-2-1, que consiste em:
- Ter pelo menos três cópias dos seus dados;
- Armazenar estas cópias em duas mídias diferentes;
- Manter uma cópia de backup fora do site
Índice
Pré-requisitos
Antes de começar, valide os seguintes processos:
Etapa 1: Configurações no Big File
- O primeiro passo é acessar nosso portal do Big File com sua account, username e senha, para isso clique no link.
- Agora vamos criar um novo bucket, clicando sobre Add.
- Dê um nome ao bucket e selecione storage policy e clique em Create.
- Pronto, seu bucket foi criado com sucesso.
- Precisamos agora ter em mãos o (1) S3 Access Key e (2) S3 Secret Key. Estas informações serão solicitadas na configuração do repositório no Veeam e podem ser acessadas ao clicar sobre seu nome de usuário no canto direito superior da sua tela.
Etapa 2: Adicionando repositório compatível com S3
- No Veeam, o primeiro passo é adicionar um novo repositório compatível com S3.
- Clique em (1) Backup Infrastructure, clique com botão direito sobre (2) Backup Repositories e selecione Add backup repository.
- Clique em Object storage.
- Clique em S3 Compatible.
- Informe um nome para seu repositório e clique em Next.
- Na próxima tela, vamos inserir aquelas informações que pegamos no Big File, (1) Service point, informe o endereçohttps://bigfile02.brascloud.com.br, (2) Region BR e (3) vamos adicionar a S3Access Key/S3 Secret key, clicando em Add .
- Informe suas credenciais e clique em OK.
- Com as informações completas, clique em Next.
- Na tela abaixo, em Bucket vamos selecionar o bucket que criamos lá no Big File, no início deste passo a passo. Neste exemplo criamos o Bucket Veeam e vamos precisar criar uma pasta, clicando em Browse.
- Clique sobre o (1) bucket veeam, depois (2) New Folder e (3) informe um nome para pasta e clique em OK.
- Clique sobre o (1) bucket veeam, depois (2) New Folder e (3) informe um nome para pasta e clique em OK.
- Você pode definir uma quantidade de espaço limite no Big File para Veeam gerenciar se desejar ou deixar o Limit object storage consumption desmarcada e clique em Next.
- Confirme suas informações e clique em Finish.
- Pronto, seu repositório com o Big File foi configurado com sucesso.
Etapa 2: Configurando Scale-Out Backup Repository
- O próximo passo vamos adicionar um novo Scale-out backup repository para adicionar o repositório que criamos anteriormente com o Big File.
- Clique em (1) Backup Infrastructure, (2) botão direito sobre Scale-out Repositories e Add scale-out backup repository.
- Informe o Nome para o Scale-out backup repository e clique em Next.
- Precisamos adicionar um repositório local no performance tier, e clique em Add.
- Selecione um repositório local, ele deverá estar criado e não estar sendo utilizado pelo Veeam para gravar outros jobs de backup e clique em OK.
- Com o repositório adicionado, clique em Next.
- Em placement policy, vamos selecionar data locality e clique em Next, dessa forma o Veeam gravará as cadeias de backup (full+incrementais) no mesmo repositório local, caso tivéssemos configurado mais de um na tela anterior.
Agora vamos selecionar o (1) repositório que criamos com o Big File, (2) definir em após quantos dias as cadeias de backup serão copiadas para o Big File e (3) Override.
Info
Obs.: O Veeam só moverá cadeias de backups completas (full+incrementais). Caso você comece a fazer backups agora, ele moverá toda a primeira cadeia de backups para o Big File, somente a partir do próximo full backup criado.
- Aqui podemos definir para o Veeam mover as cadeias de backups antigas caso o performance tier (repositórios locais) atingir X% da sua capacidade, caso queira configurar, marque a caixa de seleção Move oldest backup, informe a porcentagem, clique em OK e quando retornar a tela Capacity Tier clique em Aplly.
- Verifique as informações nesta última tela e clique em Finish.
- Pronto, o Scale-out backup repository está configurado e agora vamos configurar um job de backup para utilizar ele como repositório.
Etapa 3: Configurando um novo job de backup utilizando o Scale-out Backup Repository
- Agora vamos criar um novo job de backup para utilizar o scale-out backup repository que criamos com o Big File.
- Neste exemplo, vamos demonstrar como adicionar uma máquina física windows para fazer backup completo, porém você poderá escolher as outras opções conforme sua necessidade. (1) Clique em Home e (2) Botão direito em Backup - Windows computer.
- Informe um nome para seu novo job de backup e clique em Next.
- Selecione o tipo de job, neste exemplo vamos utilizar Server e Managed by backup server, clique em Next.
- Agora vamos informar qual servidor vamos fazer backup, clique em Add > Individual computer.
- Informe o (1) ip ou nome do host do computador que vamos fazer o backup e clique em (2) para adicionar as credenciais.
- Nesta tela precisamos informar as credenciais de administrador da máquina que será realizada o backup (máquina de origem) e clique em OK.
- Com as credenciais criadas e selecionada, clique em OK.
- Precisamos informar agora, qual tipo de backup vamos realizar. Neste caso vamos fazer de todo o computador (Entire computer) e clique em Next.
- Vamos selecionar agora o (1) Backup repository que criamos no passo anterior (Scale-out Backup Repository 2) e configure a (2) política de retenção conforme suas necessidades, podendo ser em dias ou restore points.
- Em guest processing, podemos deixar o padrão e clicar em Next.
- Agora vamos definir o agendamento deste backup, em qual horário e dias que ele vai rodar e clique em Apply.
- Confirme as informações nesta tela e clique em Finish.
- Pronto, seu job de backup está configurado com sucesso.
Etapa 4: Validando Backups
- Após o término de todas estas configurações, você deverá aguardar o Veeam criar a segunda cadeia de backup, sempre iniciando por um backup full, para então ele começar a mover as cadeias antigas para o Big File de acordo com as quantidades de dias que você configurou em Move backup files older than, na configuração do Scale-out Backup Repository.
- Quando o Veeam mover as cadeias de backups antigas pela primeira vez, você vai notar que em Home - Backups, irá aparecer Object Storage além de Disks.
- Na tela abaixo, podemos verificar clicando em (1) Object Storage, (2) clique com botão direito sobre o nome ou ip do host que está sendo feito backup e properties, que as cadeias de backups antigas foram movidas para Big File.
- A cadeia de backup mais recente está no repositório local. Clique em (1) Disk, (2) clique com botão direito sobre o nome ou ip do host que está sendo feito backup e properties.
- Caso você queira baixar as cadeias de backup antigas do Big File para seu repositório local, clique em (1) Object Storage, (2) botão direito sobre o nome da tarefa de backup > properties e em Copy Path deverá clicar sobre o (3) This backup and its dependencies, para ele iniciar o download da cadeia de backup completa.
Próximos passos: