Skip to end of metadata
Go to start of metadata

You are viewing an old version of this page. View the current version.

Compare with Current View Page History

« Previous Version 3 Next »

Neste documento iremos falar sobre a Visão Básica do LVM2.

Índice:

Etapa 1: Resolução


O LVM (Logical Volume Manager) é um recurso incluído no kernel Linux a partir da versão 2.4, que cria uma camada de abstração entre o sistema operacional e os HDs. 

Imagine que, no LVM, o sistema não vê HDs e partições, mas um ou mais volumes lógicos. Cada volume se comporta como se fosse uma partição, que é formatada e montada da forma usual. 
Estes volumes são agrupados em um grupo de volumes lógicos (Logical Volume Group) que se comporta de forma similar a um HD. 
O grupo de volumes lógicos pode combinar o espaço de vários HDs e ser modificados conforme necessário, incorporando mais HDs. Os volumes lógicos dentro dele, também podem ser redimensionados livremente, conforme for necessário. 


Exemplo: se você precisa de mais espaço dentro do volume referente à pasta "/home", por exemplo, você poderia reduzir o tamanho de um dos outros volumes do sistema (que estivesse com espaço vago*) e aumentar o tamanho do volume referente ao /home, tudo isso com o servidor operante. 

* Dica: não reduzir para um tamanho menor do que esteja em uso, caso isso aconteça, você perderá seus dados.



LOGICAL VOLUME MANAGER

É importante enfatizar que o LVM é apenas uma mudança na forma como o sistema acessa os discos, ele não é um substituto para o RAID. 
No LVM, você pode agrupar vários HDs em um único grupo de volumes lógicos, mas se um dos HDs apresentar defeito, o servidor ficará inoperante e você perderá os dados armazenados no disco afetado; diferente do RAID, onde você pode sacrificar parte do espaço para ter uma camada de redundância. 

[ LinuxTips ] - Administrando volumes com LVM


   


# Criando Physical Volume
# Comando + Disco

pvcreate /dev/xvdb

pvdisplay


# Criando Volume Group
# Comando + Nome Disco

vgcreate vgdb /dev/xvdb

vgdisplay


# Criando Logical Volume
# Comando + parametros NomeLV NomeVG

lvcreate -l 100%FREE -n lvdb vgdb

lvdisplay


#Formatar disco

mkfs.ext4 /dev/vgdb/lvdb


#Montar disco

mount /dev/vgdb/lvdb /diretório

Próximos passos:




  • No labels